Recomendado!!

Chá verde em pó


“Atualidade Científica”


Benefícios do Chá ver em pó

Acho que vocês já me conhecem o suficiente para saber que o mundo dos chás é algo que me fascina. Para quem, como eu, bebe pelo menos um por dia, é sempre interessante descobrir novos tipos de chás e os seus diferentes benefícios. A minha mais recente descoberta é um chá originário (adivinhem!) da China, conhecido como chá verde em pó.

É, na sua essência, folhas de chá verde moídas até se transformarem em pó. Por que o chá verde em pó é melhor do que o chá verde habitual? 
Ao colocarmos uma saqueta de chá verde, ou até mesmo as folhas soltas, a água quente apenas consegue retirar uma pequena quantidade dos reais benefícios do chá. 

Ao bebermos o chá verde em pó, estamos a consumir a folha por inteiro, com todo o seu arsenal de benefícios.

Alguns dos benefícios do chá verde em pó são:


  • Acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias (Alguns estudos afirmam que o consumo de chá matcha aumenta os níveis de queima de calorias diário de 8%-10% para 35%-43%)
  • Desintoxica naturalmente o organismo
  • Acalma a mente e relaxa o corpo
  • É rico em fibra, clorofila (o que dá a cor verde às folhas) e vitaminas
  • Melhora o humor e promove a concentração
  • Rico em vitamina C, selenio, cromo, zinco e magnésio
  • Reduz o colesterol e os níveis de açúcar
O chá verde em pó é dos alimentos mais ricos em antioxidantes que podemos encontrar hoje, e ultrapassa até os níveis das bagas goji, romãs, brócolos, espinafres, chocolate preto e açaí: uma chávena de chá verde é o equivalente a beber 10 chávenas de chá verde normal, tendo 137 vezes mais antioxidantes que este. Eles contém antioxidantes chamados catequizas – que não se encontram em mais nenhum alimento – que tem propriedades que ajudam a prevenir e combater o cancro; eles contrariam o efeito dos radicais livres a que estamos expostos diariamente e que prejudicam o nosso ADN.

Benefícios do chá verde em pó pela manhã


Por ter uma dose equilibrada de cafeína (35mg/1g), é ideal para beber de manhã, ou quando se precisa de uma dose extra de energia, e para quem procura um substituto para o café, visto não ter os efeitos secundários deste (aumento da pressão arterial e do batimento cardíaco).
O ideal é consumir sempre chá verde em pó puro – o que se pode tornar dispendioso e há muita gente que não suporta o sabor. Existem várias marcas no mercado que adicionam açúcar e leite às embalagens de chá verde em pó, para tornar o produto mais doce e mais barato… Mas ao adicionar açúcar estamos a boicotar todo o objectivo de consumir o chá e, por isso, deve-se sempre bebê-lo no seu estado mais puro possível. E, como tudo, só requer habituação! 
Para mim o sabor não é estranho, porque sempre me habituei a não pôr açúcar em nada e aprendi a apreciar os alimentos no seu estado natural, cada um à sua maneira.
Ele é muitas vezes utilizado para fazer sobremesas, massas e os mais variados tipos de bebidas. E o melhor de tudo é que é versátil o suficiente para se fazerem várias receitas em casa! Podem adquiri-lo no Celeiro, online ou em qualquer loja de produtos naturais.
Já experimentaram?

 Chá verde em pó


Efeitos do Chá Verde sobre o crescimento, utilização dos alimentos e metabolismo de lipídios em ratos.
   
Objetivo: Determinar se o Chá Verde tem efeitos antiobesidade em ratos. Método: Ratas fêmeas ICR foram alimentadas com uma dieta contendo 1 , 2 e 4% de Chá Verde em pó por 16 semanas e o peso corporal e a ingestão alimentar foram considerados. Após a administração do Chá Verde, nas ratas, foram avaliados os ovários, rins, adrenais, baço, cérebro, pituitária e tecido adiposo intraperitoneal e foram mensurados os níveis de lipídeos séricos e de leptina sérica no sangue.

Chá verde em pó

Resultados: Encontrou-se diminuição no peso corporal  e o tecido adiposo intraperitoneal foi notavelmente suprimido pela administração de dietas contendo 2 e 4% de Chá Verde em pó. A ingestão alimentar foi suprimida através de uma dieta de 4% de Chá Verde. Para os ratos aos quais foram administradas dietas com Chá Verde, as concentrações de colesterol total do sangue, triglicérides séricos, ácidos graxos séricos não esterificados foram menores em relação àqueles do grupo controle. Nos tratamentos com Chá Verde notou-se uma diminuição nos níveis de leptina sérica.

Conclusão: Estes resultados indicaram que o metabolismo de lipídios em ratos foi suprimido pela administração de chá verde em pó e assim o acúmulo de gordura e a diminuição no peso corporal foram suprimidos.

  Chá verde em pó bom para saúde


Descrição



O chá verde é obtido a partir das folhas da Camellia sinensis. Seu uso começou na China ha 4700 anos atrás e até hoje é utilizado como bebida e medicamento



Constituintes



·         Polifenóis (catequinas);

·         Taninos;

·         Metil xantinas (cafeína, teofilina, teobromina).



O polifenol mais importante e mais abundante é Epigalocatequina 

Mecanismo de ação



·         Estudos indicam que seu potencial antioxidante está associado com a combinação de anéis aromáticos e grupos hidroxil, resultando na neutralização de radicais livres;

·         O potencial termogênico do chá verde indica uma ação sinérgica entre a cafeína e as catequinas o que estimula a termogênese. 

Chá verde em pó



Propriedades

·         Diminui o peso corporal, o apetite e o tecido adiposo intraperitoneal;

·         Apresenta efeitos termogênicos; 

·         Estimula a termogênese do tecido marrom; 

·         Reduz LDL colesterol;

·         Aumenta HDL colesterol

·         Diminui os níveis de leptina sérica; 

·         Potente antioxidante; 

·         Inibe a formação de tromboxano e reduz a agregação plaquetária; 

·         Reduz a incidência de câncer; 

·         Bloqueia o ataque das bactérias associadas às cáries; 

·         Protege contra infecções digestivas e respiratórias; 

·         Ajuda a diminuir a pressão arterial. 



Indicações


·         Nos tratamentos com finalidade de diminuição do peso corporal ou evitar o seu aumento.

·         No controle dos níveis de lipídios do sangue; 

·         Na necessidade de diminuição do apetite; 

·         Na prevenção de:

-         Doença cardiovascular;

-         Câncer;

-         Infecções virais e bacterianas;

-         Cárie dental. 


Vantagens


·         Produto natural para tratamento da obesidade

·         Promove a saúde e a longevidade.


Posologia
·         A dose usual é de 300 a 400 mg de polifenóis equivalente a 600 a 800 mg do extrato padronizado a 50%. 

Precauções 

·         Usar com cautela em indivíduos com história de sangramentos ou desordens hemostáticas;

·         Com gestantes e mulheres que amamentam;

·         Hipersensibilidade ao chá verde



Contra indicações 

·         Hipersensibilidade ao chá verde

·         Gestantes;

·         Mulheres em fase de amamentação.



Efeitos Colaterais/ Reações Adversas



·         Insônia em alguns indivíduos;

·         Nervosismo;

·         Irregularidades no batimento cardíaco.

 Chá verde em pó


Interações Medicamentosas



·         Pode intensificar o efeito de drogas que atuam na coagulação ou agregação plaquetária. 


Segurança / Toxicidade

·         Não se observou toxicidade na dose recomendada; 

·         A superdosagem ocorre com doses administradas equivalentes a 300 mg de cafeína ou 5 xícaras de chá (bebida);

·         Suas manifestações são insônia, tremores, reflexos de excitabilidade exacerbados. Os primeiros sinais de intoxicação são vômitos e espasmos abdominais;

·         Intoxicação letal não ocorre na administração da forma de chá. 


Informe Técnico


Descrição: O chá verde também denominado Ban Chá, Chá Verde ou Chá Chinês é obtido a partir das folhas da Camellia sinensis, por um processo de secagem e aquecimento para remover a enzima que promove sua oxidação.

Constituintes: Contém compostos polifenólicos que constituem 30 a 40 % do seu peso, que após o fracionamento obtém-se os compostos fenólicos do chá verde, as catequinas (epicatequina, epicatequina 3 galato, epigalocatequina e epigalocatequina 3  galato). Sendo a epigalocatequina galato (EGCG) a mais importante e abundante.

Mecanismo de ação: Estudos indicam que seu potencial antioxidante está associado com a combinação de anéis aromáticos e grupos hidroxil resultando na neutralização de radicais livres. O potencial termogênico do chá verde indica uma ação sinérgica entre a cafeína e as catequinas o que estimula a termogênese.

Propriedades Farmacológicas: Diminui o peso corporal, o apetite e o tecido adiposo intraperitoneal. Apresenta efeitos termogênicos, estimula a termogênese do tecido marrom, reduz o LDL colesterol, aumenta HDL colesterol. Diminui os níveis de leptina sérica. É um potente antioxidante. Inibe a formação de tromboxano 
e reduz a agregação plaquetária. Reduz a incidência de câncer. Bloqueia o ataque das bactérias associadas às cáries. Protege contra infecções digestivas e respiratórias. Ajuda a diminuir a pressão arterial.
 Por supressão do metabolismo dos lipídios evita o acúmulo de gorduras e o aumento de peso. A estimulação da termogênese que ocorre por interação entre o alto conteúdo de polifenóis (catequinas) e cafeína com a liberação simpática de noradrenalina que também contribuem para o controle da obesidade.

Indicações: Na diminuição do peso corporal ou para evitar seu aumento, no controle dos níveis séricos de lipídeos, na diminuição do apetite, na prevenção da doença cardiovascular, câncer, Infecções virais e bacterianas e cárie dental.
Posologia: A dose usual é de 300 a 400 mg de polifenóis equivalente a 600 a 800 mg do extrato padronizado a 50%.

Contra-Indicações: Hipersensibilidade ao chá verde , gestantes e mulheres que amamentam.
 Precauções: Usar com cautela em indivíduos com história de sangramentos ou desordens hemostáticas, gestantes e mulheres em fase de amamentação. Hipersensibilidade ao Green Tea.
Efeitos Colaterais/Reações Adversas: Pode causar insônia em alguns indivíduos, nervosismo, irregularidades no batimento cardíaco.


O chá verde em pó é um chá japonês da mais alta qualidade

“o rei dos chás”. Ele foi descoberto há mais ou menos 800 anos atrás por monges budistas e é utilizado nas cerimônias de chá japonesas até hoje. Ele é elaborado com as folhas mais novas e tenras da planta.
A indústria alimentícia tem cada vez mais explorado o chá verde – matéria prima ideal para elaborar iguarias com sabor do chá verde. Muitas, chocolaterias, sorveterias, e renomados chefes oferecem aos seus clientes sobremesas que tem como base o chá. Também podem ser elaborados “lattes” e smoothies de chá verde.
As folhas são moídas com moinhos de pedra artesanais com a finalidade de obter-se um pó muito fino e de cor verde intensa.
Vim falar dele aqui pois além de adorar o gosto intenso do chá puro e também quando ele é usado na culinária (sei que não é todo mundo que gosta), ele é muito benéfico para a saúde e consequentemente para a pele.
O chá verde tem efeitos estimulantes (cafeína) e ao mesmo tempo tranquilizantes por causa de L-Teanina. O chá é assimilado completamente pelo corpo, absorvendo seus aminoácidos, antioxidantes (aproximadamente 5 vezes mais do que o goji berry), vitaminas A e C, além de cálcio, potássio e ferro em doses muito maiores do que no chá verde tostado.
Deixo aqui duas receitas: uma para beber e outra para alimentar a pele topicamente.
chá verde em pó
– 1/2 colher (chá) de chá verde
– 50 ml água fervida
– 300 ml de leite previamente batido (pode ser leite de soja, aveia, amêndoas pra quem não toma leite)
– Açúcar, mel, agave …
Diluir o pó de chá verde na água quente, bater bem até ele dissolver por inteiro e fazer uma espuminha em cima. Adicionar o leite quente e bater mais. Depois é só adoçar a gosto. É uma delícia e uma ótima maneira de começar o dia. Pode perfeitamente substituir o café, pois ele contém 5 vezes mais cafeína.

MÁSCARA FACIAL DE chá verde

– 1 colher (sopa) pó de matcha
– 2 colheres de água mineral
Misturar a água e o chá verde em pó até formar uma pasta consistente e aplicar no rosto por 30 minutos. A pele fica incrível.
Se você gosta de chá, e gosta de opções de bebidas saudáveis, você se juntou às fileiras dos outros 158 milhões de americanos que estão desfrutando de uma xícara em um determinado dia. Estima-se que, no ano passado, mais de 80 bilhões - isto é, bilhões - de chá foram consumidos pelos amantes do chá da América. Isso se traduz em cerca de 3,60 bilhões de galões. 

Embora o chá preto seja o mais popular - ele representa cerca de 84% de todo o chá consumido -, o chá verde está crescendo em volume muito maior do que o preto. Nosso palpite é que é por causa do papel potencial do chá verde na perda de peso. Decidimos dar uma olhada em como você pode beber chá verde para perda de peso .

O chá verde pode ajudar você a perder peso. 


Vários estudos sugeriram que os flavonóides e a cafeína no chá verde podem ajudar a elevar a taxa metabólica, aumentar a oxidação das gorduras e até mesmo melhorar a atividade da insulina. Um estudo mostrou que aqueles que consumiram chá verde e cafeína perderam uma média de 2,9 libras durante um período de 12 semanas, enquanto aderiram à sua dieta regular. Outro estudo sugeriu que o aumento na produção de calorias foi igual a cerca de 100 calorias durante um período de 24 horas. 

Você não precisa beber muito chá verde para ajudar a perder peso.


Enquanto os benefícios da perda de peso variam com base em diferentes dinâmicas, eles foram encontrados bebendo apenas 2,5 xícaras de chá verde por dia. 

Algumas variedades de chá verde são melhores para perda de peso do que outras.


Se você é todo aquele verde e está em uma missão de perda de peso, você pode querer escolher o chá verde Matcha - a mais rica fonte de chá verde de nutrientes e antioxidantes. Nutricionista Isabel K Smith explica porquê: “Toda a folha é terreno e consumidos como parte da bebida, ao contrário de outros (a maioria) tipos de chá verde onde as folhas estão mergulhadas e, em seguida, o chá é consumido” 

Há um direito e caminho errado para preparar o chá verde.


Ao preparar o chá verde, tome um pouco de cuidado extra, pois a água fervente é ruim para as preciosas catequinas (produtos químicos saudáveis ​​do chá). Deixe a água ferver, mas deixe descansar por dez minutos. Em seguida, despeje a água sobre o chá e prepare por cerca de um minuto antes de servir. É claro que o tempo de fermentação pode ser menor ou maior, dependendo do seu gosto. 

O chá verde tem muitos benefícios para a saúde. 


"Ele contém muitos nutrientes, incluindo antioxidantes e compostos anti-câncer e saudáveis ​​para o cérebro", lembra Smith. Uma coisa é certa: independentemente de você perder ou não quilos com chá verde, beba assim mesmo. “Todos os chás contêm muitos nutrientes saudáveis; é uma das escolhas mais saudáveis ​​para uma bebida! ”, diz Smith. 

Mas ... Apenas tome cuidado para não acumular o mel ou o açúcar!

Receitas para emagrecer rápido

veja o vídeo de como preparar o chá verde em pó



Nenhum comentário