Recomendado!!

DOR DE JOELHO





DOR DE JOELHO







Dor no joelho


A dor no joelho é um problema comum com muitas causas, desde lesões agudas até complicações de condições médicas.
A dor no joelho pode ser localizada em uma área específica do joelho ou difusa ao longo do joelho.
Dor no joelho é muitas vezes acompanhada de restrição física.
Um exame físico completo geralmente estabelecerá o diagnóstico de dor no joelho.
O tratamento da dor no joelho depende da causa subjacente.
O prognóstico da dor no joelho geralmente é bom, embora possa exigir cirurgia ou outras intervenções.


O que é dor no joelho?

A dor no joelho é um problema comum que pode se originar de qualquer uma das estruturas ósseas comprometendo a articulação do joelho (fêmur, tíbia, fíbula), a rótula ( patela ) ou os ligamentos e cartilagem ( menisco ) do joelho. A dor no joelho pode ser agravada pelo exercício , afetada pelos músculos circundantes e seus movimentos, e pode ser desencadeada por outros problemas (como uma lesão no pé). A dor no joelho pode afetar pessoas de todas as idades e os remédios caseiros podem ser úteis, a menos que se tornem graves.

DOR DE JOELHO

 Exercícios para osteoartrite do joelho e dor nas articulações



Sua dor no joelho: é condromalácia?

A condromalácia, tecnicamente denominada condromalácia patelar, é a causa mais comum de dor crônica no joelho. A condição também é chamada de síndrome patelofemoral.
Aprenda sobre tratamentos para a dor no joelho »




Quais são os sintomas e sinais da dor no joelho?


A localização da dor no joelho pode variar dependendo de qual estrutura está envolvida. Com infecção ou um processo inflamatório, todo o joelho pode estar inchado e dolorido, enquanto um menisco rasgado ou fratura de um osso só dá sintomas em um local específico. Um cisto de Baker geralmente causa dor na parte de trás do joelho.

A gravidade da dor nas articulações pode variar, desde uma dor menor até uma dor grave e incapacitante.

Alguns dos outros sinais e sintomas que acompanham a dor no joelho são
dificuldade em andar devido à instabilidade do joelho,
mancando devido ao desconforto,
dificuldade em subir ou descer degraus devido a danos nos ligamentos,
bloqueio do joelho (incapaz de dobrar o joelho),
vermelhidão e inchaço,
incapacidade de estender o joelho e
deslocando o peso para o joelho e pé opostos.

Comece agora 




O que causa dor no joelho?


A dor no joelho pode ser dividida em três categorias principais:
Lesão aguda: como um osso quebrado , ligamento rompido ou ruptura do menisco
Condições médicas: artrite , infecções
Uso crônico / condições de uso excessivo: osteoartrite , síndromes patelares, tendinites e bursites

Abaixo está uma lista de algumas das causas mais comuns de dor no joelho. Esta não é uma lista abrangente, mas destaca algumas causas comuns de dor no joelho em cada uma das categorias acima.
Lesões agudas no joelho

Fraturas : O trauma direto na estrutura óssea pode causar a quebra de um dos ossos do joelho. Isso geralmente é uma lesão no joelho muito óbvia e dolorosa. A maioria das fraturas no joelho não é apenas dolorosa, mas também interfere no bom funcionamento do joelho (como a fratura da rótula) ou torna muito doloroso o peso (como a fratura do planalto tibial). Todas as fraturas precisam de atenção médica imediata. Muitas fraturas requerem força significativa e um exame completo é realizado para detectar outras lesões.

Lesões dos ligamentos : A lesão mais comum é a lesão do LCA (ligamento cruzado anterior). Isso costuma ser um ferimento relacionado a esportes devido a uma parada repentina e mudança de direção. Os ligamentos restantes (ligamento cruzado posterior, ligamento colateral lateral e ligamento colateral medial) são lesados ​​com menos frequência.

Lesões do menisco : Os meniscos (medial e lateral) são feitos de cartilagem e atuam como amortecedores entre os ossos do joelho. Torcer o joelho pode ferir o menisco.

Luxação : A articulação do joelho pode ser deslocada, que é uma emergência médica que requer atenção imediata. A luxação do joelho pode comprometer o fluxo sanguíneo para a perna e ter outros problemas relacionados. Essa lesão geralmente ocorre durante um acidente de automóvel quando o joelho bate no painel.




O que causa dor no joelho?(Contínuo)
Condições médicas

A artrite reumatóide é uma condição auto-imune que pode afetar qualquer articulação do corpo. Pode causar dor e incapacidade severas, assim como inchaço.

A gota é uma forma de artrite que é mais comumente encontrada no dedão do pé, embora também possa afetar o joelho. A gota tende a aumentar e é extremamente dolorosa durante os episódios agudos.Quando não há surto, o joelho pode ficar sem dor.

Com artrite séptica ( artrite infecciosa ), a articulação do joelho pode ficar infectada; isso leva a dor, inchaço e febre . Esta condição requer antibióticos e tratamentos de drenagem assim que possível.
Uso crônico / condições de excesso de uso

A tendinite patelar é uma inflamação dos tendões que conectam a rótula (patela) ao osso da parte inferior da perna. A tendinite patelar é uma condição crônica frequentemente encontrada em indivíduos que repetem o mesmo movimento durante o exercício (como corredores e ciclistas).A síndrome da dor patelofemoral é causada por degeneração ou estresse sob a rótula (patela), onde se encontra com o fêmur (fêmur). A síndrome da dor femoropatelar ocorre em corredores e ciclistas.

Osteoartrite : Um desgaste da cartilagem da articulação devido ao uso e idade
Outras causas

As crianças podem desenvolver inflamação do ponto de inserção óssea do tendão patelar ( doença de Osgood-Schlatter ).




Quais são os fatores de risco para dor no joelho?

Biomecânica : A articulação do joelho é complicada em sua operação e é usada com frequência ao longo do dia. Qualquer alteração no movimento da articulação (diferença no comprimento das pernas, mudança no estilo de andar devido a problemas nas costas) pode causar alterações sutis e causar dor e lesões.

Excesso de peso : O estresse na articulação do joelho é aumentado com excesso de peso. A obesidadetambém aumenta o risco de osteoartrite quando a cartilagem se rompe mais rapidamente.

O uso excessivo durante os movimentos repetitivos, como são encontrados durante certos exercícios (corrida, esqui) ou condições de trabalho (longos períodos de ajoelhar) pode causar o colapso da cartilagem e levar à dor.




Quando as pessoas com dor no joelho devem chamar um profissional de saúde?

Qualquer dor que não responda ao repouso ou desapareça dentro de alguns dias deve ser avaliada por um médico. Além disso, os seguintes sintomas e sinais no joelho que um médico deve avaliar:
Inchaço
Incapacidade de dobrar
Deformidade
Incapaz de andar ou desconforto durante a caminhada
Dor significativa


Quais são algumas das complicações da dor no joelho?

Freqüentemente, a dor no joelho desaparecerá sem nunca encontrar uma causa específica.Dependendo da causa subjacente da dor, a condição pode progredir e levar a lesões mais graves ou complicações. Geralmente, essas complicações são de longo prazo e resultam em piora da dor ou aumento da dificuldade de deambulação.




Como os médicos diagnosticam a dor no joelho?

Um profissional de saúde começará fazendo perguntas relacionadas à saúde geral da pessoa e, em seguida, especificamente à natureza da dor no joelho (quanto tempo, quão grave, alguma coisa faz a pessoa se sentir melhor ou pior, etc.).

Em seguida, um exame do joelho será realizado. Isso incluirá dobrar o joelho em toda a amplitude de movimento, verificar a estabilidade dos ligamentos e avaliar se há sensibilidade e inchaço. Muitas vezes é útil comparar os resultados do exame do joelho doloroso com o outro joelho. Freqüentemente, isso é tudo o que é necessário para fazer um diagnóstico e iniciar o tratamento. Em vários estudos, verificou-se que um examinador experiente é tão confiável quanto o exame de raios-X.

Às vezes, o médico pode querer fazer mais estudos, como os testes a seguir.
Testes radiológicos

A radiografia simples pode estabelecer fraturas e alterações degenerativas do joelho.

A ressonância magnética é usada para avaliar os tecidos moles do joelho para lesões do ligamento ou cartilagem e lesões musculares.
Exames de sangue

Se houver suspeita de gota , artrite ou outras condições médicas, um profissional de saúde pode solicitar exames de sangue.
Remoção do líquido articular (artrocentese)

Algumas condições são melhor diagnosticadas pela remoção de uma pequena quantidade de líquido da articulação do joelho. Durante a artrocentese , uma pequena agulha é colocada em sua articulação e o fluido é retirado. Isso é feito de maneira estéril. O fluido é então enviado para o laboratório para avaliação. Este procedimento é especialmente útil se houver suspeita de uma articulação do joelho infectada ou para distinguir gota e diferentes formas de artrite. Se houver uma coleção de sangue na articulação devido a uma lesão traumática, a remoção do fluido pode ajudar a aliviar a dor.




Que tipo de médicos tratam a dor no joelho?

Muitas vezes, a dor no joelho pode ser avaliada e tratada pelo seu médico de cuidados primários. Se a dor no joelho exigir cirurgia ou a causa da dor precisar de avaliação adicional, um cirurgião ortopédico geralmente será consultado. Com artrite, gota ou problemas inflamatórios nas articulações, um reumatologista pode ser consultado.


Qual é o tratamento para a dor no joelho?

Os tratamentos para a dor no joelho são tão variados quanto as condições que podem causar a dor.
Medicamentos

Medicamentos podem ser prescritos para tratar uma condição médica subjacente ou para alívio da dor.

Se você está tomando analgésicos sem receita médica regularmente para sua dor no joelho, você deve consultar seu médico para ser avaliado.
Fisioterapia

Às vezes, o fortalecimento dos músculos ao redor do joelho o tornará mais estável e ajudará a garantir os melhores movimentos mecânicos. Isso pode ajudar a evitar lesões ou agravar ainda mais uma lesão.
Injeções

Injetar medicamentos diretamente no joelho pode ajudar em determinadas situações. As duas injeções mais comuns são corticosteróides e lubrificantes. Injeções de corticosteróides podem ajudar a artrite e outras inflamações do joelho. Eles geralmente precisam ser repetidos a cada poucos meses.Lubrificantes que são semelhantes ao fluido já na articulação do joelho podem ajudar no movimento e na dor.



Qual é o tratamento para a dor no joelho? (Contínuo)
Cirurgia

As operações do joelho vão desde a cirurgia artroscópica do joelho até a substituição total do joelho . A cirurgia artroscópica do joelho é um procedimento cirúrgico muito comum que permite que o médico olhe dentro do seu joelho através de alguns pequenos orifícios e uma câmera de fibra óptica. O cirurgião pode reparar muitas das lesões e remover pequenos pedaços de ossos soltos ou cartilagens. Este é um procedimento ambulatorial comum.

Reposição parcial do joelho : o cirurgião substitui as partes danificadas do joelho por peças plásticas e metálicas. Como apenas parte da articulação do joelho é substituída, esse procedimento tem uma recuperação mais curta do que uma substituição total do joelho .

Substituição total do joelho : Neste procedimento, o joelho é substituído por uma articulação artificial.
Outras terapias

A acupuntura mostrou algum alívio da dor no joelho, especialmente em pacientes com osteoartrite.Suplementos de glucosamina e condroitina mostraram resultados mistos em estudos de pesquisa.





Existem remédios caseiros para alívio da dor no joelho?

Os analgésicos vendidos sem receita podem freqüentemente aliviar a dor. Se alguém estiver tomando esses medicamentos regularmente, ele deve consultar um profissional de saúde para avaliar a dor no joelho para um diagnóstico adequado e evitar os possíveis efeitos colaterais do uso crônico de medicamentos.

O mnemônico RICE é útil, especialmente para ferimentos leves:

Descanse: Descanse a articulação e faça uma pausa das atividades que normalmente envolvem a articulação do joelho.

Gelo: A aplicação de gelo pode ajudar com dor e inflamação.

Comprimir: Uma bandagem de compressão pode ajudar a prevenir o inchaço e ajudar no alinhamento do joelho. Não deve ser apertado e deve ser removido à noite.

Elevar: Elevação pode ajudar com inchaço e repouso do joelho.


É possível prevenir a dor no joelho?

Pode haver muitas razões para a dor no joelho. Portanto, existem diferentes estratégias para prevenir a dor dependendo da causa subjacente. Correr em superfícies macias ou diminuir a quantidade de corrida pode ajudar se a dor for causada pelo uso excessivo. Evitar lesões diretas no joelho, inclusive usar cinto de segurança, pode prevenir lesões traumáticas. A perda de peso pode ser útil para muitas formas diferentes de dor no joelho.


Qual é o prognóstico da dor no joelho?


Freqüentemente, dor no joelho ocorrerá por um curto período de tempo e, em seguida, resolver. Às vezes, pode retornar algumas semanas ou meses depois. Se a dor no joelho se tornar crônica, é importante avaliá-la para evitar mais danos à cartilagem, ossos ou ligamentos. O prognóstico depende das causas subjacentes da dor.

Com técnicas cirúrgicas modernas, é possível aliviar muitas das síndromes de dor no joelho e retornar a um estilo de vida ativo.
                                          
                                                              VÍDEO COM DICAS

Nenhum comentário